terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Quais são as vantagens e desvantagens de uma franquia? O que deve ser analisado na hora da aquisição?

Adquirir uma franquia requer análise e reflexão. Não
basta apenas ter o capital para a aquisição e afinidade com a marca. Antes de optar por este tipo de negócio, é preciso ficar atento a alguns aspectos pessoais e sobre o mercado que pretende atuar. A primeira dica para o candidato a franqueado é escolher algo que goste. Se já tiver algum conhecimento e/ou experiência, melhor. Importante ter em mente também que nenhum negócio administra-se espontaneamente, é preciso estar à frente dele, com uma gestão ativa e participativa. Busque informações constantemente, pois, o mercado e o comportamento de compra do consumidor mudam frequentemente.
Com relação aos aspectos do negócio, é fundamental escolher corretamente a franquia antes de investir. Uma dica é acessar o site da ABF - Associação Brasileira de Franchising - e ver se a franquia desejada faz parte da associação. Não se deixe iludir pelo “brilho” de uma marca, verifique quais são os itens inclusos nesse pacote: conhecimento que será transferido, análise do ponto, treinamento, royalties, entre outros. No caso de marcas novas e/ou franquias de baixo valor, verifique há quanto tempo a empresa/marca está no mercado e quantas lojas próprias ela possui. Outro cuidado importante é solicitar ao franqueador a lista de ex-franqueados e conversar com alguns deles para saber o motivo do insucesso. Visite também a feira anual da ABF.
Em linhas gerais, a franquia é um bom negócio, pois já foi testado, aprovado e padronizado a fim de oferecer ao candidato a franqueado um sistema administrativo pronto e consolidado. Para quem não tem vivência empresarial, esse formato de negócio pode encurtar o caminho para o sucesso.

Por Beatriz Micheletto,
Consultora Especialista em Marketing
e Vendas do Sebrae-SP


"E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido."
Gálatas 6.9

Nenhum comentário:

Postar um comentário